img

O que é a vitamina D e como ela faz bem para a saúde

A vitamina D é conhecida por muita gente como a “vitamina do sol”, pois ela é associada aos efeitos positivos que a exposição ao sol causa. Porém, você sabia que consumir suplementos dessa vitamina também é bastante eficaz?

Se a vitamina D está em falta no seu corpo, então suplementos alimentares podem ser a solução ideal para você. Trata-se de um nutriente lipossolúvel, essencial ao bom funcionamento do organismo e que promove uma série de benefícios à saúde.

Esse nutriente pode ter duas formas: vitamina D2, também chamada egocalciferol, e vitamina D3, conhecida também como colecalficeral. O ideal é que um médico avalie se o seu organismo tem alguma deficiência relacionada à quantidade de vitamina D, orientando o quanto você deve consumir diariamente até regularizar a presença dela no corpo. Assim, você evita consumir mais do que precisa.

Como a vitamina D faz bem para a saúde

Quando seu organismo não tem a quantidade adequada desse nutriente, é possível que seu corpo passe a não funcionar direito, ocasionando diversos problemas de saúde. Ao resolver isso consumindo suplementos de vitamina D, você consegue ser muito mais saudável. Veja abaixo quais são os principais benefícios de garantir a absorção dessa vitamina:

Ossos e dentes

A vitamina D é necessária porque assegura o fortalecimento dos ossos e dentes. Isso acontece porque ela ajuda a regular a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. Dessa forma, eles são absorvidos com mais eficácia, atuando na saúde dos ossos e na força dos músculos.

Quando a absorção do cálcio é reduzida, aumenta a chance de ter osteopenia e osteoporose. Por isso, manter níveis apropriados da vitamina é fundamental na prevenção desses problemas e de fraturas ósseas.

Mulheres com mais saúde

A vitamina D beneficia a saúde feminina de várias formas. Na adolescência, por exemplo, o nutriente serve para evitar endometriose, infertilidade e Síndrome dos Ovários Policísticos. Por sua vez, o período depois da menopausa requer a vitamina porque ela é imprescindível para manter os níveis de cálcio e fósforo no sangue, que são menores nesta fase devido à redução na quantidade de estrogênio.

Durante a gestação, mulheres também notam a importância da vitamina D no organismo, em função de seu impacto na prevenção contra complicações no parto. Além disso, o nutriente é vantajoso na gravidez porque evita o baixo peso do feto e a diabetes gestacional, assim como contribui para resultados melhores em tentativas de fertilização in vitro.

Imunidade alta

Infecções bacterianas e virais são alguns dos problemas de imunidade que podem ser evitados graças ao consumo de vitamina D, já que ela deixa o sistema imunológico mais forte. Outro benefício é a redução da inflamação do organismo por combater doenças autoimunes.

Diversas doenças são prevenidas

Além das condições já citadas, há muitas outras que têm menos risco de surgirem quando você está com níveis adequados de vitamina D no corpo. É o caso de diabetes, esclerose múltipla e até alguns tipos de câncer. Outro exemplo é a depressão, cujo quadro pode melhorar a partir do consumo de vitamina D em quem já tem. E o nutriente em questão também reduz a probabilidade de desenvolvimento da doença, principalmente em pessoas acima de 50 anos de idade, como aponta um estudo publicado no Journal of Post-Acute an Long-Term Care Medicine (JAMDA), na Irlanda.

Doenças cardiovasculares, como hipertensão, podem ser evitadas graças à ingestão de suplementos de vitamina D. Isso acontece porque esse nutriente possibilita a redução da pressão arterial e atua no controle das contrações do músculo cardíaco.

Mais força muscular

A musculatura também se beneficia do uso de vitamina D, pois o nutriente impacta a formação dos músculos, garantindo mais força e agilidade.

Que tal aproveitar todos esses benefícios consumindo a vitamina D que oferecemos? Escolha o modelo mais apropriado para a sua necessidade, conforme a orientação de seu médico.